Menu Principal
Início
Links Úteis
Informação de funcionamento
Plano de estudos
Conselho Pedagógico
Plano Anual de Actividades
Projecto Educativo
Regulamento Interno
Gráficos: alunos e instrumentos
Galeria
A Academia Vista por Outros
Serviços
Direcção
Secretaria
Reprografia / Biblioteca
Bar
Secção de Penamacor
Informações




















 História



A Academia de Música e Dança do Fundão nasceu no seio da Santa Casa da Misericórdia do Fundão no ano de 1994 como um Projecto de sensibilização dos jovens para as artes, tendo já no início a adesão de 106 alunos. O passo seguinte foi então o reconhecimento da Academia pelo Ministério da Educação a 6 de Dezembro de 1996. Presentemente, com Autonomia Pedagógica, são ministrados cursos de Iniciação, Básicos e Complementares. 


Esta Academia, embora jovem, tem tido um papel decisivo no Desenvolvimento Cultural da Região intervindo em actuações públicas através de Concertos, Intercâmbios, Audições, Ciclos Musicais.


 Em paralelo, e no resultado de uma parceria com a Câmara Municipal de Penamacor, criou-se nesse Concelho, em 2003/2004, uma secção da Academia, oficializada no ano letivo 2004/2005.


A Academia é responsável pelo ensino artístico a mais de 400 alunos dos quais cerca de 50 estão na Secção de Penamacor.


São de realçar, entre outras atividades, o “Concurso Internacional Cidade do Fundão” (atualmente com cinco variantes: Piano, Guitarra, Violino, Canto e Violoncelo) e, os já tradicionais, concertos de Natal, Reis, Páscoa e de final do ano letivo onde há a participação não só dos alunos como também dos professores integrantes da Academia.


  Ao longo destes 20 anos, os alunos da Academia conseguiram mais de 100 prémios em Concursos Internacionais de Música realizados em Portugal, Espanha, França, Polónia e Rússia. Na diversidade destas acções procuramos enriquecer sempre os nossos alunos alargando os seus horizontes no campo das artes.


 
Academia de Música e Dança do Fundão: 1994 - 2016, Todos os direitos reservados | admin